O PH do Cabelo

ph-do-cabelo

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+) ou íons de Hidroxila (OH).

Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

A camada hidrolipídica que protege o cabelo, a pele e a unha tem pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala de pH. Assim se forma o manto ácido, que tem como função impedir a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, evitando irritações. Fios com pH neste grau são saudáveis e tem as cutículas fechadas (aderentes e lisas).

Dessa forma, todos os produtos que entram em contato com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se até um pH = 6,1).

Produtos muito alcalinos (pH acima de 10), os cabelos “incham”, pois as cutículas se abrem. Deste modo o córtex fica mais exposto (menos protegido pelas cutículas), e é desta forma que os tratamentos químicos como alisamentos, permanentes e colorações são mais eficazes.